segunda-feira, 26 de agosto de 2013

RESENHA HISTÓRICA DA ESCOLA



Para atender aos anseios da comunidade no sentido de oferecer educação para os filhos, nos meados do ano de 1989, houve a necessidade da criação de uma escola.
Somente após acirradas lutas por parte dos pais e alguns políticos interessados no projeto, conseguiu-se por meio da DREC (Delegacia Regional de Educação) situada em Nova Xavantina a implantação de uma instituição escolar.
Devido à grande extensão da área ocupada e às dificuldades de deslocamento das crianças, inicialmente foram criadas três escolas pequenas com salas multisseriadas sendo nomeadas: Santa Maria I (Rui Barbosa), Santa Maria II (Bela Vista) e Santa Maria III (Bom Jesus). Vale ressaltar que estas funcionaram apenas por um ano sob a direção da DREC. Nesse ano as escolas não foram regularmente reconhecidas pelos órgãos competentes, por esse motivo, os alunos ficaram retidos em suas respectivas séries e logo após as escolas ficaram a cargo do município de Água Boa.
A origem do nome da Escola Municipal de I Grau Bela Vista remonta ao ano de 1990, quando, por exigência da Secretaria de Educação, todas as escolas do Projeto de Assentamento Santa Maria receberam nomes específicos. As outras escolas foram extintas permanecendo apenas a Bela Vista, cujo nome foi inspirado numa embalagem de bolacha escolar encontrada pela professora Maria Helena Pinto com seus alunos de à 4a séries (Sala multisseriada).
Com o crescimento da população e o desenvolvimento regional foram surgindo novas escolas: Santa Maria IV, Santa Maria V (Vitória), Santa Maria VI (Castro Alves) e Santa Maria VII (São João). Algumas dessas eram de frágil estrutura, vindo mais tarde a extinguir-se.
Em 1994, havia uma demanda pela continuidade das séries iniciais, surgindo assim a primeira turma de série. Para isso seria necessário um meio de transporte, uma vez que todos os alunos dessa turma deveriam concentrar-se em um local, devido à falta de professores e à insuficiência do número de alunos. A partir de então, no primeiro momento, os alunos passaram a ser transportados por uma camioneta C10, em seguida, por uma rural, retornando à camioneta (Toyota) e, finalmente, por um ônibus.
No ano de 1999 foi criado o CDCE (Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar) da Escola Municipal de I grau Bela Vista - composto pelos segmentos professores, alunos, pais e funcionários, respondendo pela presidência o Sr. Hamilton Costa Santana.
A Escola Bela Vista passou a concentrar os alunos de à 8a série e, à medida que aumentava o número de alunos, tornava-se emergente uma escola com estrutura física adequada que os comportassem e mais ônibus para transportá-los.
No ano de 2000, unificaram-se as três escolas originando a atual Escola Municipal Bela Vista reinaugurada na Agrovila do P. A Santa Maria, às margens da BR 158, entre os municípios de Nova Xavantina e Água Boa. No ato da reinauguração da escola, nomeou-se a professora Ivone Rodrigues de Oliveira que respondeu pela direção até o final do ano letivo, após esse período o processo de eleição passou a ser democrático e acontece bienalmente.
A partir de então, a escola passou a trabalhar com diversos projetos (Horta Escolar, Leitura, Teatro, entre outros), alguns destes, após serem reformulados, continuam integrando a matriz curricular.
Atualmente a escola funciona em período integral, com 110 alunos e conta com 20 profissionais da educação, ofertando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental regular e EJA-Educação do Campo (Educação de Jovens e Adultos), bem como uma extensão do Ensino Médio, através da Escola Estadual Antônio Gröhs.
O nosso alunado é oriundo do P.A. Santa Maria, das fazendas vizinhas a este e de aldeias indígenas do município de Água Boa e Nova Nazaré. Vale ressaltar que o corpo docente desta instituição é formado por profissionais do local e da sede do município.






sexta-feira, 12 de abril de 2013

 
Aconteceu no último dia 07/04/2013, às 10hs, na Escola Municipal Bela Vista, no P.A Santa Maria, uma reunião com a presença do Prefeito Municipal Mauro Rosa da Silva, secretário de Infraestrutura e desenvolvimento, vereadores José Ari Zandoná, Eva da Silva Pereira e Luis César Filho, representantes do INCRA e Sindicato dos Pequenos Produtores Rurais de Água Boa, com a finalidade de ouvir os anseios dos pequenos produtores diante das dificuldades enfrentadas como: estradas, produção e melhoramento do leite, falta de créditos, situação cadastral no INCRA, falta de água e outros assuntos relacionados à melhoria da qualidade de vida.
Os assuntos acima citados foram dialogados pelos representantes de cada departamento, fazendo assim, os esclarecimentos e encaminhamentos de como será resolvidos os problemas existentes nesse assentamento.
O prefeito Mauro resaltou sua preocupação, com o desenvolvimento da comunidade rural declarando que essas  terão prioridades na sua administração.